Cuidados com a sua camisa

O poliéster é um tecido sintético que, sob os cuidados certos, resiste a rugas, desbotamento e encolhimento. Pode fazer parte da composição de tecidos mistos para dar mais durabilidade ao algodão e a outros materiais. Mas, como qualquer outro tecido, também tem seus pontos fracos: pode rasgar ou manchar em contato com óleo, além de acumular eletricidade estática facilmente. Portanto, roupas de poliéster precisam de cuidados apropriados para conservar o bom aspecto e o toque suave.

 

– Vire peças de poliéster do avesso antes de lavá-las. Um tecido misto com poliéster pode enroscar-se facilmente em fechos, adornos e botões de outras peças. A fim de evitar que a trama seja distorcida ou prejudicada, vire-a do avesso antes de colocá-la na máquina de lavar.

 

– Coloque poliéster branco de molho de um dia para o outro. Mergulhe a peça numa mistura de 3,8 L de água morna com 1/2 xícara de chá de detergente para lava-louças. Isso removerá parte da sujeira e das manchas antes da lavagem.

  • O detergente para lava-louças ajuda a ressaltar o branco do tecido.
  • Considere usar alvejante apenas em peças coloridas que estejam muito sujas.

 

– Lave o poliéster com água morna. Especialistas também alegam que a água morna é a melhor para a lavagem de poliéster, pois oferece um meio-termo entre limpeza profunda e proteção. Logo, use apenas água morna para prolongar a vida da peça.

  • A água fria talvez não seja tão eficiente na remoção de manchas, especialmente as de óleo.
  • Já a água quente pode, gradativamente, encolher e desbotar o tecido.

 

– Escolha um sabão comum e não muito agressivo. A maioria dos sabões do mercado é compatível com tecidos de poliéster, mas evite os que sejam indicados para tirar manchas ou para limpeza profunda, pois podem desbotar o tecido e até mesmo comprometer sua qualidade.

 

– Use um pouco de amaciante para reduzir os efeitos da eletricidade estática. Sem amaciante, o poliéster fica muito sujeito a carregar-se de eletricidade estática, o que faz com que ele atraia objetos menores. Por exemplo: se você lavar camisas de poliéster juntamente com toalhas brancas, notará pequenos fiapos brancos presos às camisas.

 

– Lave peças de poliéster à mão para manter a qualidade. Essa é a melhor maneira de conservar o bom estado das roupas. Se você optar pela lavagem à mão, precisará ser muito lento e delicado. Proceda desta maneira:

  • Mergulhe a peça numa solução de água morna e sabão brando.
  • Agite-a na água morna.
  • Enxágue-a com água limpa e fria.
  • Dobre-a e aperte-a contra a parede da bacia para espremer o excesso de água.

 

– Coloque o tecido na secadora na menor temperatura. Antes de colocar o poliéster na máquina, ajuste-a para a menor temperatura. Isso é necessário porque esse material pode encolher ou derreter quando exposto a certos níveis de calor. Dependendo do modelo da sua secadora, a baixa temperatura deve ser segura para a maioria dos tecidos de poliéster.

 

– Deixe o tecido secar ao ar para manter a qualidade e evitar o encolhimento. A maneira mais fácil de evitar que a peça seja encolhida ou sofra outros danos causados pela secadora é deixá-la secar naturalmente. Lembre-se de:

  • Pendurar a peça num cabide de plástico ou no varal;
  • Colocá-la ao ar livre caso o clima esteja seco e ensolarado, ou num lugar da casa com excelente fluxo de ar;
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.